Escalda-pés: saiba o que é, como fazer e seus benefícios / by Camile Maes

Não é de hoje que estamos buscando por práticas e hábitos saudáveis, que aumentem nosso bem-estar, relaxem o corpo, a mente e melhorem nossa qualidade de vida.

Entre as técnicas de relaxamento e também de autocuidado, temos o escalda-pés. Uma técnica milenar, valorizada por diversas culturas e presente em várias tradições e civilizações.

Diante da rotina muitas vezes acelerada, estressante, ou ainda quando estamos com dores no corpo, bastante cansaço, com cólica ou indispostos(as), o escalda-pés pode ser um bom aliado! Vem saber mais!

O que é?

Estima-se que há mais de seis mil anos a técnica do escalda-pés já era utilizada para limpar profundamente os pés e proporcionar relaxamento. Segundo a medicina chinesa, mais especificamente a acupuntura, nossos pés possuem diversas terminações nervosas que se associam a todas as partes do corpo, por isso o escalda-pés consegue aliviar dores, aumentar o bem-estar, diminuir ansiedade, inchaço, estresse, etc.

Basicamente, o escalda-pés consiste em colocar os pés em uma bacia de água quente até a altura do tornozelo ou das canelas. E se desejar, dependendo da finalidade, você pode utilizar ervas e outros ingredientes junto com a água. A água quente nos pés entra em contato com os pontos de terminações nervosas, causando reflexo de prazer e proporcionando equilíbrio energético.

Atualmente, inclusive profissionais de saúde, estética e terapeutas, utilizam o escalda-pés para aliviar as dores principalmente nos membros inferiores, pois é comum as pessoas passarem muito tempo em pé ou se movimentando no trabalho. É também bastante utilizado por atletas após uma competição ou auxiliar no tratamento após uma lesão.

Como fazer?

Para fazer o escalda-pés é muito simples e pode ser feito em casa, inclusive! Você precisa ferver uma boa quantidade de água, em média 3L é o suficiente. Depois encha com a água quente um recipiente espaçoso ou uma bacia, é necessário que caiba os dois pés sem que fiquem apertados.

Na água você pode adicionar sais, ervas e óleos essenciais que atendam o seu objetivo.

Verifique a temperatura da água, ela deve estar morna ou levemente quente e então coloque os pés na água e aproveite para relaxar o tempo que desejar, mas o mais recomendado são 15 minutos com os pés na água. Depois, você pode hidratá-los.

Lembre de preparar também o ambiente, se a ideia é relaxar, aliviar o estresse, cansaço e dores, certamente você precisa fazer o escalda-pés em um lugar tranquilo e que proporcione alguns minutos de paz sem incômodos ou interrupções. Deixe o celular de lado também, viu?

Quais são os benefícios?

São muitos os benefícios do escalda-pés, varia de acordo com o objetivo da prática. Médicos e fisioterapeutas, por exemplo, aproveitam o objetivo relaxante do escalda-pés para aliviar dores e ativar a circulação sanguínea.

Mas há ainda outros benefícios como:

  • Alívio de cólicas - esquentar os pés é muito bom para aliviar as cólicas, afinal a sensação de frio começa pelos pés, e sabemos que quando o corpo não está aquecido o suficiente, as dores ficam mais intensas.

  • Diminuir inchaço - uma vez que o escalda-pés ajuda a melhorar a circulação sanguínea, ele também auxilia na diminuição da retenção de líquidos e inchaço.

  • Relaxamento, alívio do estresse - o escalda-pés também tem uma super ação terapêutica sobre a nossa mente, assim como toda prática do wellness. É uma técnica muito boa para aliviar o estresse do dia a dia.

  • Corpo inteiro - como dissemos, os pés possuem terminações nervosas e pontos ligados a outros órgãos do corpo, assim o escalda-pés entrega benefícios que se estendem para o corpo inteiro.

Ingredientes para adicionar na água

Depois de colocar a água na bacia ou recipiente, você pode pingar óleos essenciais de sua preferência. A essência de sálvia, eucalipto e menta ajudam a combater o cansaço, a lavanda e camomila são perfeitas para o relaxamento, sendo que a camomila ainda ajuda a aliviar dores das cólicas e acalma, você pode usar o óleo essencial ou a erva.

O alecrim auxilia na diminuição do estresse e da ansiedade. Já o sal grosso, muito comum ser utilizado no escalda-pés, auxilia na diminuição do inchaço, você pode combinar o sal grosso com outras ervas para potencializar os benefícios

Você também consegue encontrar kits e misturas já prontas para escalda-pés que vem com sais, especiarias, ervas, folhas, flores, entre outros.

Cuidados e contraindicações

Apesar de entregar muitos benefícios, o escalda-pés também possui algumas restrições e não é recomendado para pessoas hipertensas, pessoas com trombose ou que tenham câncer com metástase. Gestantes podem fazer somente com indicação médica e mais para o fim da gestação.

É sempre recomendado a orientação de um profissional para verificar se a técnica é indicada ou não antes de fazê-la. Lembrando que as informações contidas nesse texto são informativas e não substituem o aconselhamento e acompanhamento de algum especialista ou profissional da saúde.