5 dicas para aumentar sua imunidade e fortalecer seu organismo / by Camile Maes

Nesse momento diante a pandemia do COVID-19, é necessário investir em cuidados que dão um “up” na nossa saúde e que aumentam nossa imunidade de maneira eficaz. Em tempos de crise, nosso corpo recebe e reage à diversos estímulos que afetam a saúde física e emocional, como estresse, ansiedade, cansaço, sono desregulado, má alimentação, entre outros fatores que enfraquecem o nosso organismo e sistema imunológico

Por isso, separamos 5 dicas para aumentar a sua imunidade e fortalecer seu organismo. Confira!

como-fortalecer-o-sistema-imunológico-700x410.png

Tenha uma alimentação rica em alimentos com ação protetora e beba água

Os nutrientes que melhoram os mecanismos de defesa do nosso organismo são a vitamina A, E, C e D, omega 3, minerais como zinco, ferro e selênio. Todos são nutrientes que protegem o nosso organismo contra agentes infecciosos, auxiliam no combate às infecções, aumentam produção de anticorpos e fortalecem as células de defesa. Além deles, também é importante buscar alimentos que fortaleçam a microbiota, como iogurtes que possuem lactobacilos. O gengibre também é fundamental para fortalecer nossa imunidade, ele possui gingerol, um composto próprio que tem efeito contra o crescimento de bactérias e vírus no trato respiratório e aumenta a imunidade.

E lembre-se de beber muita água! Hidratar o corpo adequadamente pode diminuir em até 80% os riscos de contágio e desenvolvimento de complicações causadas pela gripe e outras infecções.

Quais alimentos devo consumir?

  • Vegetais verde-escuros como espinafre, couve, agrião - Vitamina A, Ferro, Zinco, Selênio

  • Castanhas, gergelim, amêndoas, nozes, linhaça - Vitamina E

  • Frutas como laranja, kiwi, limão, morango - Vitamina C

  • Chia, cereais, iogurte, peixes (salmão, atum), cogumelos, ovos, - Vitamina D e omega 3

  • Leguminosas (feijão, lentilha), cereais integrais (aveia, quinoa), semente de girassol, alho, vegetais - Ferro, Zinco e Selênio.

DICAS DE OURO

Shot de limão pela manhã

  • Tomar um shot com 1/2 limão espremido pela manhã (de preferência em jejum), melhora a atividade intestinal, que está diretamente ligada ao sistema imunológico. Torna mais eficaz a eliminação de resíduos e substâncias nocivas ao organismo e aumenta a absorção e reabsorção de nutrientes.

  • Para dar mais um “up” ao seu shot da imunidade, você pode colocar 15 gotas de própolis.

Sucos e vitaminas

  • Cenoura com laranja

  • Suco verde de couve, gengibre e limão.

Evite estresse. Mas como?

Procure praticar atividades físicas, alongamento, yoga, relaxamento ou treinos. Os exercícios físicos regulam a liberação dos hormônios corticoesteroides, e estes aumentam quando temos níveis de estresse e ansiedade também elevados, os quais são comportamentos comuns diante de uma crise.

Práticas de meditação e alongamento, promovem equilíbrio mental e físico, melhoram resistência e aumentam a concentração e a imunidade.

Procure dormir bem

O sono é um dos principais fatores que interferem na nossa saúde física e emocional. Dormir pouco ou mal, pode aumentar os níveis de estresse e portanto enfraquecem o sistema imunológico. Procure dormir de 7 a 8h por noite e descansar o máximo possível seu corpo e a mente. Se desligue das redes sociais, televisão ou outras distrações pelo menos 30 minutos antes do horário que planeja dormir. Tomar chás, se alongar e focar na respiração, são meios que também relaxam o corpo e permitem entrar em sono profundo mais facilmente.

+ Vitamina D

Entre muitos benefícios, alguns estudos recentes mostraram que a Vitamina D tem ação importante no fortalecimento do sistema imunológico e no combate a infecções do trato respiratório, e por isso tem sido indicado que de alguma forma as pessoas procurem intensificar a produção da Vitamina D no organismo nesse momento. Para isso, uma das melhores formas de aumentar essa produção, é tomar sol. Seja na sacada, na varanda, no jardim ou em um cantinho da casa, tome sol por 15 minutos diariamente, entre 10h e 15h que é o horário indicado para obter os benefícios dos raios UV e de forma que a maior parte do corpo esteja exposta, ou pelo menos pernas e braços. Alguns alimentos também são ricos em Vitamina D, como leite, peixes (salmão e atum) e cereais.

Evite exageros

Evitar exageros inclui-se também os de alimentação, como açúcar e gordura. Outros como o excesso de álcool, cigarros, noites sem dormir e redes sociais também devem ser evitados. O corpo quando em estado de “vício” tende a responder negativamente em qualquer frente, seja física ou emocional. Portanto, ao enfraquecer nosso organismo, temos cansaço, irritabilidade, estresse, indisposição e desânimo, assim consequentemente afeta o funcionamento do sistema imunológico.