Pele Seca: guia básico da rotina de cuidados / by Camile Maes

Seja seguindo uma rotina completa, ter uma bancada cheia de produtos, ou seguir as rotinas mais simples, o que queremos é uma pele saudável. Conhecendo e identificando o seu tipo de pele é possível montar uma rotina skincare sem exageros para você dar conta de cuidar da sua pele da maneira correta e com o que ela precisa. Afinal, cada tipo de pele, seja mista, oleosa ou seca, tem necessidades diferentes e pede por cuidados específicos.

Aqui no blog já demos um guia básico de skincare para quem tem a pele oleosa. agora, queremos esclarecer e ajudar as donas de pele do tipo normal à seca.

Para cada tipo de pele, os passos da rotina skincare contam com, principalmente, produtos específicos, forma e ordem correta de aplicá-los. Tudo é indicado a partir do conhecimento de como sua cútis funciona, no caso, a pele seca.

Pele Seca

A pele seca, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta com algumas características como poros menos visíveis, pode apresentar vermelhidão ou irritação, fissuras, descamação, ressecamento (que causa sensação de repuxamento), possuí pouca luminosidade, viço, produz menos sebo e é mais sensível.

Fatores hormonais e genética são as principais “causas” da pele seca, mas alguns hábitos e condições externas podem contribuir para ressecar ainda mais, como banhos quentes, o clima, entre outros.

Como o principal aspecto da pele seca é a falta de hidratação, este se torna o mais importante cuidado. Garantir a hidratação da cútis é o primeiro passo para ter uma pele mais saudável, assim como manter a barreira de proteção natural da pele e a renovação celular adequada. Para isso, é preciso evitar banhos muito quentes, usar buchas ou esponjas e utilizar bons produtos. Sabendo disso, partimos para os passos de uma uma rotina skincare para pele seca.

Primeiro, a limpeza

A primeira etapa de qualquer rotina skincare é a limpeza da pele. Deve ser feita de manhã e à noite. É importante nesse momento utilizar produtos que não contenham álcool, parabenos ou sulfatos, pois são agentes que removem a barreira protetora da pele. Assim, o ideal é usar um produto hipoalergênico e com ativos hidratantes como ácido hialurônico, vitamina E e até manteigas vegetais.

As águas micelares também são boas alternativas para higienizar a pele com delicadeza, pois removem as impurezas sem agredir, hidratam e acalmam. Para a pele seca não é indicado o uso de tônicos, principalmente os adstringentes.

Utilize sempre água fria ou morna para lavar o rosto, evite esfregar a tolha na hora de secar, dê leves batidinhas e pressione a toalha sobre a pele.

Hora de hidratar

Diferente da pele oleosa, quem tem pele seca pode investir em cremes e produtos hidratantes mais pesados. É devido a falta de água e pouca produção de sebo que a pele é caracterizada como seca, por isso, a hidratação é fundamental. Produtos com alta absorção ou com textura mais pesada, que contenham pantenol, glicerina, karité, entre outros. Pode apostar sem muito receio em produtos que possuem texturas mais oleosas e consistentes.

Lembre-se de beber bastante água. Afinal, não é só de fora para dentro que devemos hidratar a pele.

Proteja!

Por ser mais sensível, a pele seca precisa de proteção redobrada. E já sabemos o quanto é importante usar o filtro solar. Invista em um protetor solar com FPS 50 ou acima e com função hidratante. Normalmente, na própria embalagem é possível identificar se o protetor é indicado para pele seca. Fuja de descrições como “oil free”, “toque seco” e “efeito matte”, pois geralmente são produtos voltados para quem tem a pele oleosa.

Aplique o filtro pela manhã e lembre de reaplicar durante a tarde.

Para intensificar os cuidados

Para deixar a pele ainda mais bonita, macia, iluminada e saudável, inclua nos seus cuidados máscaras faciais, quem contenham ativos hidratantes como ácido hialurônico, colágeno, vitaminas, óleo de coco e pantenol. Produtos que têm vitamina B3 e os séruns também são bons aliados para a pele seca.

Fique atenta!

Na hora de comprar seus produtos existem algumas palavras-chaves para buscar nos rótulos como:

  • Creme

  • Emulsão

  • Gel-Creme

  • Óleo

  • Ativos como uréia, glicerina, manteigas vegetais