Tratamentos estéticos para fazer no inverno / by Camile Maes

Quando falamos de cuidados com a pele no inverno, logo vem à cabeça o combate ao ressecamento. Mas o inverno também é a melhor época do ano para fazer alguns tipos de tratamentos ou procedimentos estéticos.

No inverno incidência dos raios solares que é menor, e por isso os tratamentos que sensibilizam, exigem cicatrização da pele ou ainda que possam por acaso deixar os famosos e incômodos “roxinhos”, devem ser feitos preferencialmente nessa época do ano.

Portanto, os procedimentos estéticos indicados para se fazer no inverno são técnicas que exigem que o(a) paciente não se exponha ao sol durante o período posterior à realização do procedimento, ou até durante todo o tratamento, para preservar a saúde da pele e evitar o desenvolvimento de manchas.

Peeling Químico

Os peelings químicos são feitos com agentes químicos, como os ácidos Salicílico, Glicólico e Retinóico, que tem objetivo de remover as camadas superficiais da pele através de uma descamação, assim a pele se regenera com uma aparência melhor e com atenuação de manchas, cicatrizes e marcas de acne, linhas de expressão e rugas.

Além de promover estímulo de colágeno, é um procedimento recomendado para tratar diversos aspectos como manchas, melasma, poros dilatados, oleosidade, acne e cicatrizes de acne, rejuvenescimento, entre outros.

O uso de protetor solar é indispensável principalmente após o procedimento e ainda é recomendado o uso de hidratantes e outros produtos home-care para potencializar o tratamento.

PEIM (Procedimento Estético Injetável em Microvasos)

O PEIM é um procedimento minimamente invasivo, não cirúrgico, indicado para pessoas que não possuem comorbidades ou patologias circulatórias e que desejam melhorar o aspecto estético da região acometida. O procedimento que consiste na aplicação de uma substância esclerosante que faz a “secagem” desse vasinho, interrompendo a circulação sanguínea no local. O resultado é o desaparecimento do microvaso e consequentemente a melhora da aparência e de alguns sintomas como dor e inchaço e também do aspecto estético.

É um tratamento indicado para o outono e inverno, pois não pode haver exposição da região aos raios solares, fator prejudicial à recuperação da pele após as aplicações. Além disso, após o procedimento é comum ficar algumas manchas arroxeadas ou marcas, por isso é importante manter a região coberta e protegida do sol.

Luz Intensa Pulsada e Lasers

A LIP possui diversos comprimentos de ondas de luz e são emitidos pelo aparelho, o que permite tratar problemas de pele em diferentes camadas da pele, como melanoses (manchas de sol), sardas, lesões vasculares (rosácea), acne ativa, rugas, olheiras e qualidade geral da pele. Pode ser feito na face, pescoço, colo e mãos.

Outros procedimentos bastante procurados no inverno são os Lasers, principalmente para o tratamento de manchas e rejuvenescimento facial.

A técnica age profundamente na pele, promovendo regeneração da pele de dentro para fora e estimulando a produção de colágeno novo.

Trata flacidez, tonicidade da pele, rugas finas e profundas, além de ser indicado para atenuar queloides, cicatrizes, estriar e manchas causadas pelo fotoenvelhecimento.

Para evitar manchas e complicações o paciente não deve se expor ao sol após o procedimento.

Radiofrequência

Apesar de ser um tratamento que pode ser feito em qualquer época do ano, a radiofrequência é um procedimento bastante indicado no inverno. A técnica utiliza energia térmica, ou seja, gera aquecimento do local de tratamento e ocorre alteração na estrutura do colágeno do local, melhorando a elasticidade da pele e combatendo sinais de envelhecimento. Pode ser feito em qualquer parte do corpo que se queira tratar especialmente a flacidez.

Devido a temperatura mais fria do ambiente externo, o aquecimento do procedimento se torna mais confortável e tolerável. Além disso, a pele fica sensibilizada e avermelhada, sendo aconselhado evitar a exposição solar.

Carboxiterapia

Outro procedimento que pode ser feito em qualquer época do ano, melhor ainda no inverno, é a carboxiterapia. Trata-se da aplicação de gás CO2 medicinal e é indicado para o tratamento de muitos aspectos estéticos como gordura localizada, estrias, flacidez, olheiras, celulite e rejuvenescimento. Como geralmente é um procedimento procurado para quem deseja se preparar para o verão e são necessárias pelo menos 10 sessões, o inverno é a melhor época para começar o tratamento daquele gordurinha, celulite ou flacidez que te incomoda.

A carboxi gera diversas reações ao organismo que estimulam a cicatrização tecidual e produção de colágeno, o que pode ser prejudicada pela exposição ao sol. E como se trata de um procedimento em que se utiliza agulha, pode acontecer de ficar algum “roxinho” e recomenda-se não tomar sol na região para evitar manchas.