Cosméticos e Dermocosméticos: afinal, qual é a diferença entre eles? / by Camile Maes

No Brasil, na parte burocrática, a Anvisa registra os termos dermocosméticos, cosmecêuticos e outros similares dentro de uma mesma categoria, “cosméticos”. Mas apesar disso e com tanta variedade de produto no mercado, é preciso saber também que eles não são a mesma coisa e te adiantamos que a principal diferença entre eles são as funcionalidades de cada um. Olha, só!

Cosméticos

Os produtos que são notificados como cosméticos, em sua maioria propõe beleza, são complementares aos dermocosméticos e atuam nas camadas mais superficiais da pele, tendo efeito e benefício imediato porém não duradouro, como um corretivo para olheiras ou base para as manchas por exemplo, o produto suaviza, uniformiza, esconde e resolve o “problema” no momento, mas quando é retirado a olheira e mancha continuam lá. Além da maquiagem, outros produtos que cabem nessa categoria são aqueles que servem mais para higienizar a pele, refrescar, os shampoos, desodorantes, perfumes, esfoliantes e bases ou cremes sem ação protetora.

Os componentes dos cosméticos não precisam de comprovação científica. Mas isso não quer dizer que não são testados ou não têm eficácia no que eles propõem. Muitas empresas dessa categoria não classificam seus produtos como dermocosméticos, mas ainda assim executam estudos, pesquisas, realizam testes de segurança e devem ser notificados e registrados pela Anvisa.

Dermocosméticos

Já os dermocosméticos são caracterizados como produtos para a pele formulados a partir de princípios ativos de conhecimento dermatológico, com subsídio e comprovação científica de eficácia. Em geral, as empresas publicam até mesmo artigos e estudos sobre esses produtos e alguns são desenvolvidos através de tecnologias que muitas vezes são patenteadas. Por isso, o valor de um dermocosmético costuma ser superior ao dos cosméticos, afinal tem um processo maior envolvido nesse produto, além da sua melhor eficácia.

São produtos que oferecem cuidado à saúde da pele. Penetram em camadas mais profundas e são aliados à tratamentos para rejuvenescimento, manchas, acne, cicatrizes, entre outros. Atuam e tratam a pele a fim de evitar, reduzir ou eliminar o problema a longo prazo. Pela Anvisa, apesar de não serem separados em um diferente categoria dos cosméticos, eles são considerados Grau 2 o que faz com que eles precisem passar por essas inúmeras pesquisas e testes de segurança e eficácia. Além disso, os dermocosméticos são livres de certos componentes como conservantes, fragrâncias e corantes.

Sabendo disso, qual escolher?

Você não precisa escolher um ou outro, pode muito bem aliar as duas categorias de produtos. Por exemplo, se as manchas te incomodam, você pode usar uma base ou corretivo para esconder sem deixar de passar um produto com vitamina C e o protetor solar.

Mesmo que você use cosméticos diariamente, alguns cuidados são essenciais como o filtro solar. Aliás, hoje em dia vemos bases (tipo BB cream) com FPS, mas não é o mesmo que passar o protetor solar, pois sua eficácia é inferior. Prefira usar o filtro solar com cor, neste caso a ordem dos fatores altera o produto, rs, já que a função principal do produto é a proteção, são tecnologias diferentes.

Outros dermocosméticos importantes são os cremes ou séruns hidratantes, com ácido hialurônico por exemplo. Escolha aquele que se encaixa com o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista) e não abra mão desse cuidado!

Atualmente tem muitos produtos que já possuem as duas propostas, mas como dito antes, nada impede de aliá-los separadamente, você pode aplicar a bruma hidratante para refrescar a pele, usar um primer para disfarçar os poros e controlar a oleosidade, passar seu sérum hidratante, o filtro solar e finalizar com uma make levinha para o dia a dia, tudo na mesma rotina.

Lembre que em se tratando dos dermocosméticos, procure um profissional para te orientar sobre o uso, o que será bom para a sua pele, etc. Outro detalhe para prestar atenção é conhecer a empresa, suas pesquisas, ideais e ler sempre os rótulos dos produtos.