Área dos olhos: conheça os cuidados necessários para essa região / by Camile Maes

A área dos olhos é uma região que precisa de uma atenção especial. O contorno dos olhos possui a pele mais fina e delicada, a circulação sanguínea é desacelerada, a pele é mais seca e por isso está mais sujeita ao escurecimento, formação de bolsas, linhas de expressão e à flacidez. Ou seja, é possível observar ao redor dos olhos o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento.

A partir dos 30 anos é quando a gente começa realmente a notar os indesejados “pés de galinha”, observamos que a pele já está mais flácida, perdeu firmeza e em alguns casos formam-se as bolsas ou a olheira fica mais profunda. É só juntar a perda natural de colágeno da pele e a ação dos radicais livres sobre o envelhecimento e pronto, já aparecem os sinais para a gente se incomodar.

A região dos olhos ainda sofre muito com os maus hábitos - como poucas horas de sono, uma alimentação desequilibrada e pouca ingestão de água. Essas atitudes tendem a favorecer a formação de bolsas, rugas e olheiras.

IMG_1915.jpeg

Vamos a seguir te dar dicas de como cuidar da região dos olhos e evitar o envelhecimento precoce.

Cuidados específicos

Para proteger dos sinais de envelhecimento e não ter aquele aspecto de cansado, primeiro de tudo você precisa saber que a área do olhos precisa de cuidados específicos e deve ter atenção separada do restante do rosto.

Aposte em produtos específicos para área dos olhos

Que nós precisamos cuidar bem da nossa pele, limpar, hidratar e proteger, a gente já sabe. Mas muita gente utiliza o mesmo hidratante do rosto na área do olhos, e o primeiro erro está aí. Como dissemos, a região dos olhos possui uma pele mais delicada e fina, por isso é importante tratá-la separadamente, com produto ideal que não agride a região e com ativos específicos capazes de hidratar e tratar ao mesmo tempo, melhorando o aspecto que você deseja - bolsas, olheiras escuras, linhas, etc.

IMG_1916.jpeg

A base dos cuidados com o contorno dos olhos está na hidratação, então investir em um bom hidratante é o primeiro passo. Além de claro, aumentar a ingestão de água! Acredite, faz TOTAL diferença no aspecto das olheiras e elasticidade da pele.

Ativos indicados para área dos olhos:

Vitamina C - Esse é famoso já, mas sim, a vitamina C é um dos melhores aliados para cuidar do contorno dos olhos. Atua na produção de colágeno, atua no combate aos radicais livres e ajuda a proteger contra os raios UV.

Cafeína - A cafeína é outro ativo muito indicado para tratar a área dos olhos, pois ajuda na circulação sanguínea melhorando o aspecto da coloração das olheiras, inchaço e suaviza rugas e bolsas.

Resveratrol - Excelente antioxidante que age no controle e eliminação dos radicais livres, protege a pele do fotoenvelhecimento e do estresse oxidativo. É para apostar sem medo!

Vitamina E - Outro queridinho para a região dos olhos. Assim como o resveratrol e vitamina C, é um antioxidante que combate os radicais livres e reduz linhas e rugas, além de hidratar!

Ácido Hialurônico - De fato a área dos olhos precisa de hidratação! O ácido hialurônico é o preferido para atuar nesse aspecto, ao “reter” mais água na região e evitar o ressecamento, ele melhora a coloração da olheira (escurecimento) e as linhas de expressão.

Remova a maquiagem

Investir em uma boa limpeza é super importante quando se trata dos cuidados com o contorno dos olhos. O acúmulo de sujeira na região favorece o envelhecimento precoce. Remova delicadamente, com um bom demaquilante ou bálsamo que retire a maquiagem com facilidade sem que você precise friccionar ou esfregar a região. O atrito é um dos piores inimigos para a área dos olhos.

IMG_1914.jpeg

Use protetor solar

Por ser mais sensível, a pele ao redor dos olhos está mais sujeita a agressões externas como o sol, por isso não descuide do protetor solar nessa região.

IMG_1920.jpeg

Compressas frias ou utensílios de skin care específicos

Quem se incomoda com o inchaço pode apostar nas compressas frias. Fazer uma compressa com gelo (pode envolvê-lo com gaze ou pano) e colocar sobre cada um dos olhos - uma para cada olho - ajuda a diminuir os inchaço. Fique colocando e tirando, para não agredir a pele. Você também pode fazer compressas com chá de camomila, ajuda a desinchar e melhora o aspecto cansado.

Hoje em dia você vai encontrar em lojas de produtos de beleza ou até em algumas farmácias, utensílios específicos para isso como bolsinhas com gel dentro, máscaras, tem alguns tipos de pedras naturais e objetos com superfícies metálicas que ficam “geladinhas”. Todos fazem o mesmo efeito da compressa com gelo. É só colocar na geladeira e usar o utensílio refrigerado.

IMG_1921.jpeg

Massagem

Alguns minutinhos que dedicamos só para nos cuidarmos fazem um bem enorme. Se você ainda não colocou uma massagem facial na sua rotina, não sabe o que está perdendo. Tem alguns movimentos específicos para a área dos olhos. Usando os dedos médios, comece aplicando leve pressão no canto externo dos seus olhos e continue o movimento no sentindo anti-horário ao redor dos olhos, passando por cima das sobrancelhas. Sempre bem delicado, nada de pressão e atrito, viu?

IMG_1910.jpeg

Outra opção para massagear a região é o famoso rolinho de jade, ou de outro tipo de pedra natural como de quartzo rosa. Geralmente os rolinhos vêm com uma ponta maior e outra menor ideal para área dos olhos. Os movimentos no rosto são sempre para cima e no contorno dos olhos é só fazer movimentos circulares ou de um lado para o outro.

IMG_1909.jpeg

Nada de esfoliar a região

Esfoliar o rosto é necessário uma vez por semana e é ótimo para retirar impurezas e células mortas. Mas o esfoliante não deve ser aplicado nas pálpebras e nem olheiras, justamente para não agredir e irritar a pele que já é sensível.

Tratamentos Estéticos

Além dos cuidados em casa, existem alguns tratamentos estéticos para cada tipo de aspecto que você possa desejar tratar. Para coloração, olheiras vasculares (mais arroxeadas e escuras) ou pigmentares (cor castanha), é possível fazer Luz Intensa Pulsada e Carboxiterapia, com intuito de melhorar a circulação sanguínea e a suavizar a pigmentação do local. A carboxi ainda ajuda a tratar linhas de expressão e flacidez. Para o aspecto de olheira profunda, o preenchimento com ácido hialurônico é o indicado. Para linhas de expressão e rugas, o Botox é um dos melhores tratamentos para dar fim aos “pés de galinha”, e para potencializar o Skinbooster trata super bem as linhas finas abaixo dos olhos.

Não sabe qual é o seu tipo olheira ou gostaria de tratar algum aspecto da área dos olhos? Agende uma avaliação com a nossa Biomédica aqui no Camile Maes para saber como cuidar melhor do contorno dos olhos e qual é o melhor tratamento para o seu caso!