Retinol: um dos queridinho do Skin Care / by Camile Maes

De uns tempos para cá o retinol tem tido bastante destaque nesse universo do Skin Care. E não é para menos, o ativo é um excelente anti-idade, ou seja, é bastante eficaz na prevenção do envelhecimento. O retinol é um super aliado no combate à rugas, linhas de expressão e flacidez, além de oferecer benefícios no tratamento de acne e manchas.

IMG_2330.jpeg

Se você já conhece ou não o Retinol, segue um guia básico com tudo sobre ele.

O que é?

Derivado da Vitamina A e precursor do ácido retinóico, isso mesmo, ao ser absorvido pela pele se transforma em ácido retinóico e assume a sua forma ativa, mas a verdade é que independente do nome que receba, o retinol é capaz capaz de promover muitos efeitos no tratamento anti-idade principalmente.

Seus benefícios

Sem dúvidas uma das principais características do retinol é estimular a renovação celular e por isso promove diversos efeitos sob a pele, principalmente no que diz respeito ao envelhecimento. Melhora o viço, luminosidade, textura, firmeza, estimula síntese de colágeno, trata rugas, linhas e minimiza aparência dos poros, além de contribuir no combate à cravos e espinhas. Segue uma listinha de benefícios que vai te convencer a investir em um produto com retinol:

  • Faz uma leve esfoliação, que desencadeia uma renovação celular e elimina células mortas, assim facilita a absorção de outras substâncias pela pele e melhora a qualidade geral.

  • Deixa a pele mais iluminada, viçosa e uniforme.

  • Minimiza poros dilatados e controla oleosidade.

  • Auxilia na produção de colágeno e elastina.

  • Suaviza marcas de acne.

  • Tem efeito clareador.

Como incluir o Retinol na sua rotina Skin Care

Como é um ativo que afina, renova e prepara a pele, o retinol pode ser aplicado depois da limpeza/higienização e antes da hidratação, de preferência à noite.

Com o uso do retinol é preciso redobrar os cuidados com o filtro solar, pode caprichar! Inicie com uma frequência menor, já que pode deixar a pele sensibilizada nos primeiros dias de uso, depois pode ir aumentado de acordo com a tolerância da pele.

Como associar outros ativos com o Retinol

O mais indicado é não utilizar outros tipos de ácidos em associação ao retinol, como os AHAs ou ácido salicílico. Prefira ativos hidratantes, como o ácido hialurônico, vitamina B5 e a água termal. Muitos produtos já vem com esses tipos de componentes junto com o retinol.

Tem alguma contraindicação?

Apesar de ser bem tolerado e se adaptar bem à maioria dos tipos de pele, ele não é indicado para quem tem pele sensível, rosácea ou com intolerância a retinóides.

Gestantes não devem fazer uso do retinol e pessoas com rosácea e com pele sensível devem usar produtos que tenham em sua fórmula ativos calmantes associados. Já quem não se enquadra em nenhuma dessas opções, pode usar sem problemas, principalmente que busca uma ação rejuvenescedora e anti-idade.

Produtos com retinol

Separamos 4 dicas de produtos com retinol que valem muito o investimento.

IMG_2338.jpeg
  • Biossance Sérum Phyto-Retinol

  • The Ordinary Retinol 0,5% in Squalane

  • La Roche-Posay + B3

  • SkinCeuticals Retinol 0,3