Cabelo oleoso: como controlar a oleosidade, cuidar e tratar os fios / by Camile Maes

O cabelo oleoso é realidade para muitas mulheres. O clima mais quente e tropical de grande parte do Brasil favorece ainda mais essa produção excessiva de oleosidade, o que causa bastante incômodo e afeta a saúde do couro cabeludo e dos fios. Quem enfrenta o problema com certeza já fez de tudo para tentar resolver ou pelo menos melhorar o aspecto pesado, gorduroso e sem volume que o excesso de oleosidade causa.

IMG_2374.jpeg

Cabelos oleosos precisam de uma rotina com cuidados específicos que diminuam a oleosidade, mas sem deixar os fios ressecados. Reunimos aqui dicas certeiras para te ajudar a controlar a oleosidade e manter o cabelo sempre saudável.

  1. Capriche na limpeza

    A prioridade de quem tem cabelo oleoso deve ser a limpeza. É um mito a ideia de que lavar os cabelos diariamente faz mal, quem tem cabelo muito oleoso ou pratica atividade física diariamente pode lavar o cabelo sempre que necessário, inclusive todos os dias. Manter a raiz limpa evita inclusive a queda capilar que muitas vezes está envolvida com o excesso de oleosidade também. No entanto, para não cair na armadilha de causar efeito rebote ou ressecar muito os fios, é importante investir em produtos específicos para cabelos oleosos que não causem irritação ou o ressecamento.

  2. Utilize o Shampoo certo

    Aposte em produtos específicos que são indicados para controlar oleosidade e que preservem a limpeza. A maioria dos produtos voltados para quem tem cabelo oleoso possui ingredientes como gengibre, chá verde e extratos de ervas, pois são antioxidantes, antissépticos e removem a oleosidade. Mas também tem aqueles que possuem em sua fórmula propriedades que limpam profundamente, como as micelas. Os shampoos micelares purificam e hidratam sem pesar. Os detox removem impurezas e dão sensação de frescor e leveza. Já os antiresíduos limpam bem profundamente e podem ser usados 1x na semana. Os shampoos para cabelos oleosos não devem ser usados diariamente, alterne com shampoos neutros.

    Dicas de produtos: Shampoo Recarga Natural Detox da Seda; Antioleosidade Hydra Detox da Elséve; Shampoo Micelar da Pantene; Shampoo Cabelos Oleosos da Phytoervas; Clean Maniac Micelar da Redken; Micro Peel Shampoo Esfoliante da Vichy; Shampoo Serie Expert Pure Resource da L’Oréal Professionel.

  3. Aplicar o shampoo específico somente na raiz

    Principalmente quando o cabelo é oleoso na raiz e ressecado nas pontas, o ideal é passar o shampoo para cabelos oleosos apenas no couro cabeludo e outro neutro no comprimento, seguido do condicionador.

  4. Hidratação e Nutrição

    A falta de nutrição e hidratação pode até ser uma das causas da produção excessiva de óleo, por isso, cabelos oleosos também precisam desse tipo de cuidado. Os produtos para a hidratação não interferem na produção de óleo, mas na textura dos fios. Aposte em condicionadores e máscaras mais leves, indicados para cabelos oleosos que geralmente acompanham a linha do shampoo. Aplique somente do comprimento às pontas, o mais distante possível da raiz. Enxágue bem sem deixar nenhum resíduo de produto.

  5. Evite lavar com água quente

    A temperatura da água influencia diretamente na oleosidade. A água quente agride o couro cabeludo, o que estimula as glândulas sebáceas a protegê-lo, favorecendo a produção de óleo. Prefira água mais morna ou fria.

  6. Alimentação

    A nossa alimentação também pode afetar a oleosidade não só do cabelo como da pele. Por isso, tenha uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras e vegetais, dispensando alimentos gordurosos e frituras.

  7. Evite passar a mão no cabelo

    Essa dica parece besteira, mas faz uma grande diferença. Os resíduos presentes nas mãos contribuem para deixar os fios sujos e oleosos mais rapidamente.

  8. Aposte em penteados

    Para driblar os dias que o cabelo não colabora, você pode fazer um penteado como rabo de cavalo, semi preso, tranças, etc.

  9. Recorra ao shampoo seco

    O shampoo seco é um aliado para quem tem cabelo oleoso, mas também não deve ser usado sem medida. O produto serve para controlar a oleosidade, tirar o aspecto pesado e oleoso da raiz, aumentar o intervalo entre as lavagens e é ótimo para alguma situação de emergência em que você não pode lavar na hora. No entanto, usar o shampoo seco com frequência também gera resíduos que acabam obstruindo os poros e pode piorar a oleosidade. Use com moderação, ok?

  10. Finalização

    Na hora de secar o cabelo com secador mantenha o ar quente longe da raiz. Quando aplicado muito próximo causa o efeito da água quente, resseca e pode deixar o cabelo oleoso mais rapidamente. Na raiz, utilize o ar mais intermediário ou frio.