moda e beleza

Skincare: em qual ordem devo aplicar os meus produtos? by Camile Maes

Investir mais tempo em si mesmo e no nosso bem estar físico e emocional foi algo que desenvolvemos bastante nesse período de quarentena, isso inclui os novos hábitos que adquirimos ou a retomada dos antigos, a prática de alguma atividade física, cursos, a busca pelo autoconhecimento, o olhar voltado para o interior e também os cuidados pessoais, como uma rotina skincare. Todo mundo tem uma rotina de cuidados com a pele, alguns tem ela bem elaborada, outros uma mais rápida e direta, mas de forma geral todo mundo tem o costume de passar alguma coisinha no rosto. E é cientificamente comprovado que ter um tempo dedicado para cuidar de si traz muitos benefícios para a nossa saúde mental e claro, para a nossa pele!

Para saber quais produtos escolher e utilizar é preciso conhecer a sua pele, seu tipo, aspectos e como ela se comporta. Se você ainda não sabe do que sua pele precisa e quais produtos são indicados para ela, é importante passar por uma consulta com um profissional habilitado na área da estética e dermatologia para que ele identifique seu tipo de pele, avalie seus aspectos e te oriente sobre a rotina ideal que você deve seguir!

Agora, se você já está mais familiarizada com o assunto e com a sua pele, o próximo passo é saber qual é a ordem correta dos produtos na hora de aplicar. Essa ordem não tem segredo, mas se não for seguida adequadamente você pode acabar desperdiçando produto e causando efeitos indesejados à sua pele, como a acne, oleosidade, ressecamento, irritações, etc.

IMG_6811.jpeg

Um momento skincare leva em média 15 minutinhos e não precisa ser um bicho de sete cabeças! Confira o que deve ter na sua rotina e o passo a passo básico (principalmente para a manhã), aquele bem geral, de um bom Skincare:

Passo 1 - Limpeza

A primeira etapa de qualquer rotina de cuidados com a pele é a limpeza! Você não vai conseguir tratar nenhum aspecto ou possíveis problemas sem estar com a pele devidamente higienizada e limpa. Uma limpeza adequada vai eliminar as sujidades e impurezas da superfície, desobstruir os poros e preparar a pele para receber os próximos produtos.

Comece com um sabonete indicado para o seu tipo de pele (oleosa, seca, sensível…), o ideal é que o produto seja líquido, espuma ou em gel.

Adjustments.jpeg

Passo 2 - Intensificar a limpeza

Um pouco à frente na limpeza, esse é o momento de intensificar a purificação dessa pele, pois só o sabonete nem sempre é o suficiente para eliminar as impurezas que as camadas mais profundas absorvem durante o dia. Complemente a limpeza com tônicos (especialmente as peles mistas, oleosas e acneicas!) ou água micelar (peles mais secas e sensíveis), os esfoliantes também colaboram para uma limpeza mais profunda, porém esfolie no máximo 2x na semana.

Resumindo esfoliante (nos dias que vai esfoliar) e depois vem o tônico ou água micelar.

Adjustments.jpeg

Passo 3 - Tratamento

Com a pele bem limpa agora podemos seguir para a etapa de tratamento! Essa parte é a mais específica e que deve ser direcionada para o seu tipo de pele e a questão a ser tratada (acne, oleosidade, rugas, manchas). A principal dica aqui é começar pelos produtos mais líquidos (loções, sérum) e terminar nos mais firmes e consistentes (creme, máscaras), ou seja, 1 - loção; 2 - sérum; 3- cremes e máscaras.

Nessa etapa é onde aplicamos a vitamina C, os ácidos (salicílico, glicólico), produtos anti-aging, para oleosidade, etc…

Adjustments.jpeg

Passo 4 - Hidrate a pele!

Caso você não precise tratar nenhuma questão específica (acne, manchas…) você pode pular o passo 3 e fazer o passo 4 direto. Hidratar a pele é uma das etapas mais importantes do Skincare e todo mundo precisa dela, inclusive as peles mais oleosas! Aqui também é necessário saber qual é o seu tipo de pele para escolher o produto certo para você, se tiver a pele oleosa opte por produtos em gel, que são mais líquidos e fluidos (aqueles bem levinhos, sabe?), já para a pele seca o ideal são produtos mais “pesados” como em cremes e óleos.

Adjustments.jpeg

Passo 5 - Protetor solar!

O último mas não menos importante é o protetor solar! Esse passo é diário, faça chuva ou faça sol, se for ficar em casa ou sair, o filtro solar é indispensável. E para escolher o protetor certo também precisamos levar em conta o comportamento e tipo de pele. Identifique os produtos mais assertivos para você, como um oil free para peles oleosas. Outro detalhe: BB cream não substitui o filtro solar! Esse tipo de produto possui o FPS como funcionalidade secundária e não oferece a proteção ideal para a sua pele.

Lembre de reaplicar o protetor de 3 em 3 horas, especialmente quem sofre com melasma ou rosácea.

Adjustments.jpeg

Passo 6 - a Make

Esse passo é opcional! Depois de seguir os passos anteriores, a pele estará prontinha para receber uma make e fazer ela durar. Não devemos passar maquiagem todos os dias, e um bom aliado que substitui o uso da base e corretivo é o filtro solar com cor, que já nos dá uma cobertura e a nossa pele agradece, né?

O futuro da beleza: o que esperar do mercado da beleza nos próximos anos by Camile Maes

Nesse primeiro momento não falaremos tanto do futuro da beleza em um âmbito digital, vendas online ou em tendências, modas, produtos com nanotecnologia e inovações parecidas, embora tudo isso faça parte desse futuro também. Falaremos de como o universo da beleza precisará cada vez mais se enquadrar em uma realidade guiada pela transparência, pelo natural, orgânico, cuidados com a natureza e pelo bem-estar. Engana-se quem imagina o futuro com um avanço puramente tecnológico, como robôs que lavam os cabelos ou coisa parecida. Sim, isso pode vir a existir, mas os “X” da questão toda será a revisão, a conscientização, inclusão, quebra de padrões e sustentabilidade.

A indústria da beleza se depara com a necessidade de se adaptar e andar alinhada aos novos conceitos, estilos de vida e pensamentos da sociedade, que deseja basicamente dar fim aos excessos, estar mais consciente ao meio ambiente, a beleza real, ao “menos é mais” e atenta ao bem-estar emocional. Através de pesquisas e com muita observação, centros especializados nos setores de beleza já traçam algumas previsões e perspectiva do futuro quando se trata do consumo nessa área.

IMG_2720.jpeg

Diante de questões como os impactos ambientais, produtos de origem animal, descarte inadequado, produção excessiva de lixo, imposição de padrões estéticos e belezas inatingíveis, entre outros, as pessoas estão dando mais atenção aos pedidos de socorro do planeta, querem retomar a conexão com a natureza, o seu eu e se libertar dos padrões. Os consumidores estarão cada vez mais preocupados com essa origem dos produtos que consomem e a necessidade deles, atentos aos posicionamentos das empresas, transparência dos processos e a ética das marcas.

Esse futuro da beleza se sustenta basicamente em três pontos principais e é a partir deles que as marcas e empresas precisarão se desenvolver, crescer ou se reinventar, não só para ter atenção dos seus consumidores, mas para se manter no mercado. Vamos falar sobre esses pontos.

Beleza e Ética

O consumidor já não está mais só interessado no preço ou na qualidade, ele quer também transparência de todo o processo. Inverte-se a ideia de ostentação e excessos pelo consumo desenfreado, pelo consumo mais interessado e seletivo. As pessoas querem cada vez mais saber a origem dos produtos que consomem, se são testados em animais, se possuem componentes poluentes, ingredientes nocivos, quer saber eticamente como a empresa ou marca se comporta. Nessa nova realidade busca-se um papel mais empático e responsável, orientado pelo consumo de uma beleza limpa.

IMG_2700.jpeg

Mais do que nunca a questão da sustentabilidade será levantada, por isso já se vê tomando forma alternativas como embalagens biodegradáveis, pacotes retornáveis e conceitos mais minimalistas. Nessa mesma linha as marcas já começaram a criar fórmulas mais seguras, sem toxicidade, utilizando componentes e ativos naturais, orgânicos, saudáveis e sustentáveis.

IMG_2734.jpeg

Dando como exemplo o uso de parabenos, a resposta da indústria frente a insegurança do consumidor em utilizar produtos que contenham o ingrediente e desejam evitá-lo, tem sido diminuir seu uso, onde se tem agora 35% de produtos paraben free, houve uma queda no seu uso maior de 7% comparado aos últimos 3 anos. Houve redução nos cosméticos para o rosto, agora com 54% de produtos paraben free, a maior redução foi nos produtos de limpeza facial, que agora 61% é livre de parabenos.

Beleza e Inclusão

A medida que a sociedade passou a cobrar as marcas por mais representatividade, o setor entendeu que era necessário quebrar os padrões, que foram de certa forma pré estabelecidos também por essa indústria, e se adaptar a esse conjunto de valores, se comprometendo com causas reais, que engajem e gerem identificação

IMG_2714.jpeg

Falando em quebra de padrões e de uma indústria da beleza mais inclusiva, diversas marcas são positivamente reconhecidas por enaltecer a diversidade das raças, tipos de corpo, faixas etárias e gêneros. De forma que chamam atenção para autoaceitação e pluralidade.

Em se tratando da expectativa de vida das pessoas, estamos vivendo mais e melhor. Já se vê no mercado a necessidade de abraçar os novos 50, 60, 70 e até 80 anos. Acompanhar o envelhecimento de celebridades que chegarão em alguma dessas faixas etárias na próxima década como Jennifer Lopez, Reese Whiterspoon, Halle Berry, Jennifer Aniston, Bruna Lombardi, Xuxa, Meryl Streep, entre outros ícones, ajuda a derrubar a ideia de reclusão que se tinha sobre idade. A aposta é que ao se falar em cuidados da pele, maquiagem e bem-estar, termos como anti-idade podem perder força, assim como as formas de tentar retardar demais ou esconder os sinais do tempo também. Abrindo assim espaço a uma era em que as rugas, fios brancos e as mudanças do corpo serão mais naturalizados, o que dialoga com um conceito mais flexível, livre e natural.

Outra questão é a busca pela beleza individual. Cada vez mais as pessoas tem buscado por categorias de produtos que ajudem no autoconhecimento, do realce da própria beleza e melhor versão de si. A velha ideia da beleza utópica e perfeita tem perdido cada vez mais força e as marcas e empresas que desenvolverem o valor da beleza real e individual sairão na frente.

IMG_2718.jpeg

Beleza e saúde mental

O mundo atual é acelerado, agitado e muitas vezes cansativo. Por isso, os consumidores estão cada vez mais buscando por maneiras de combater o estresse, ansiedade e esse mal estar que o dia a dia pode causar. Especialistas do setor da beleza já demonstram através pesquisas que cosméticos, cuidados pessoais e com o bem-estar, elevam a autoestima, reduzem estresse, influenciam positivamente no estado emocional e até no desempenho profissional e social.

IMG_2729.jpeg

Sabe-se, por exemplo, que dormir bem é fundamental para ter equilíbrio emocional, portanto a indústria dermatológica vem propondo justamente que o consumidor desenvolva um ritual noturno de cuidados, oferecendo maior gama de produtos para a noite. Nessa mesma linha, outros setores também ganham espaço, como os de terapias alternativas, fitoterapias, aromaterapia, óleos essenciais sustentáveis para o rosto, técnicas de automassagem, etc.

Para marcas que tentam entrar, se expandir no mercado, ou acompanhar o ritmo, escolher quais dessas linhas seguir ou adotar já é e deve ser cada vez mais um dilema real no mundo moderno.

Cabelos Outono 2020: as tendências mais IN da estação by Camile Maes

Assim como no mundo da moda, a cada estação surgem novas tendências de cabelos principalmente para o público feminino. Com a passagem de estação e mudança de clima, muita gente gosta de aproveitar para mudar também o visual, se mantendo atualizada, moderna e ainda acompanhar as características de cada temporada. O outono possui cores particulares que caminham no bege, laranja, marrom e tons escuros, o que traz um aspecto mais elegante e sofisticado para a moda e beleza, onde optamos por roupas escuras e maquiagem mais marcante, por exemplo. Com as tendências de cabelos não é diferente.

Confira aqui as inspirações para cortes e cores de cabelos do Outono 2020 e as tendências mais IN da estação.

Adjustments.jpeg

Cores

Tons naturais (Preto, castanho e Loiro Escuro/Médio)

O outono é uma época mais elegante, e basicamente pede por fios escuros, as cores naturais nunca estiveram tão em alta. E tudo depende da cor natural da sua raiz, ou seja, momento para assumir sua cor é esse. O preto, o castanho, chocolate e loiro escuro como o mel e o dourado, e o ruivo (claro!), são as apostas da vez. Assim como é a hora de assumir também os cachos, o crespo, o liso.. a estação pede naturalidade!

Adjustments.jpeg

Morena Iluminada

Assim como foi tendência no verão, o morena iluminada continua em alta. A dica é optar pelas mechas em tons mais dourados, mel, acobreado e chocolate. A ideia é só dar uma iluminada e permanecer naquela linha do mais mais natural possível, seguindo a tendência das cores mais escuras.

Adjustments.jpeg

Loiro com raiz esfumada

Agora, para as adeptas as mechas loiras em tons claros e perolados, e que não querem escurecer as madeixas de jeito nenhum, o loiro com a raiz esfumada pode ser uma opção. A técnica consiste em deixar a raiz mais escura e livre das mechas, enquanto o comprimento é mais claro até as pontas.

Adjustments.jpeg

Cortes

Pixie Cut

O Pixie Cut é um corte super prático, moderno, estiloso e combina com qualquer look. Para quem se inspira em mudanças radicais, como a passagem do calor para o frio, o corte pixie é pra você!

Adjustments.jpeg

Franja

Se você estava esperando pelo momento de cortar uma franjinha a hora é agora! Cada formato de rosto e para cada estilo existe uma franja pra chamar de sua. O detalhe da franja vem com tudo nessa estação, ela pode ser mais retinha, lateral ou assimétrica, cheia ou repicada. Se você tem medo, converse com um profissional e descubra qual estilo vai favorecer ainda mais a sua beleza.

Adjustments.jpeg

Short bob e Curtinho com franja

Esse comprimento é a proposta mais certeira para quem não é muito ousada mas quer estar por dentro da moda e das tendências. O bob curto é suuuuuper estiloso, dá um charme para qualquer look sem fazer esforço e é prático. Já na proposta do curtinho com franja o comprimento também não ultrapassa a altura da nuca ou se mantém pelo menos acima do ombro e tem a franja pra deixar ainda mais moderno. Fica lindo demais!

Adjustments.jpeg

Tamanho XXL (liso ou encaracolado) e Volume

O cabelo longo também vai marcar presença no Outono 2020. E se quiser vale até fazer como muitas famosas, investir no mega hair. Você pode adotar o estilo liso ou ondulado, fica lindo de todos os jeitos e sem contar o quanto é versátil para montar penteados, por exemplo. E em se tratando de cabelo longo, temos o volume. Quanto mais volume, mais poderoso fica! É hora de assumir os cachos e o crespo também. Pode se sentir mais segura do que nunca e libertar você e seu cabelo das regras!

Adjustments.jpeg

Oscar 2020: as tendências que marcaram o “red carpet”da noite by Camile Maes

Neste domingo (9) aconteceu mais uma edição do OSCAR, a maior premiação do cinema. A ocasião também é marcada pela moda e beleza desfilada no red carpet. Confira algumas das tendências mais aclamadas da noite.  

Moda Sustentável

Com certeza a grande tendência no tapete vermelho foi a moda sustentável, aderida de diversas maneiras. As iniciativas de sustentabilidade na moda, desde repetir roupa e fazer compras conscientes até a utilização de tecidos feitos com materiais reaproveitáveis e sustentáveis, vem crescendo cada vez mais. Foram muitos os convidados do Oscar 2020 que seguiram esses e outros princípios da moda sustentável. Joaquin Phoenix, por exemplo, não só repetiu o prêmio como melhor ator que ganhou em todas as premiações que aconteceram, como também usou o mesmo terno em toda a temporada, o modelo de Stella McCarney foi produzido de materiais sustentáveis. 

Entre as mulheres, Jane Fonda, subiu ao palco com o vestido que usou no Festival de Cannes em 2014, um longo vermelho coberto de cristais da alta-costura de Elie Saab. Em novembro, a atriz deu a declaração sobre a decisão de não comprar mais roupas: “quando digo para as pessoas que não precisamos continuar comprando, não precisamos ver compras como nossa identidade, preciso agir de acordo com isso. Então não comprarei mais”, disse ela.

Adjustments.jpeg

Combinação Preto e Rosa

O rosa sozinho foi opção da noite de muitas estrelas e foi visto em diversas tonalidades. Depois da forte tendência da combinação vermelho e rosa, mais uma combinação é promessa para as fashionistas, o combo preto + rosa. Gal Gadot, a Mulher Maravilha, a abordou em um Givenchy rendado e saia volumosa; Laura Dern, que venceu como melhor atriz coadjuvante, usou um Armani mais clean, mas com um enfeite preto e franjas; e Caitriona Balfe, optou por um vestido com laço, volume superior e calda sereia, um modelo da Valentino.

IMG_5055.jpeg

Metalizado e Brilho

O Oscar é marcado sempre por muito glamour e esse ano não foi diferente. O brilho e tecidos metalizados foram tendências fortes na noite. Scarlett Johansson, indicada como melhor atriz, usou um longo de seda assinado por Oscar de La Renta. Janelle Monáe, uma das mais bem vestidas da noite, aderiu a um modelo com capuz e 170 mil cristais, da grife Ralph Lauren. As duas estavam impecáveis, né?

IMG_5047.jpeg

Preto

Diferente da vencedora como melhor atriz, Renee Zellweger, que apostou em um look total white da Dior, muitas estrelas escolheram o preto (mas, nada básico), entre elas Natalie Portman, que usou um vestido preto também da grife Dior, com decote, transparência e bordado dourado. A atriz ainda carregou bordado em uma capa nomes de diretoras de cinema para protestar a falta de representatividade e indicações femininas na categoria. Penélope Cruz também escolheu o preto com um look da Chanel, com detalhes na cor branca e calda. O P&B nunca sai de moda e é um clássico muito usado pela atriz. Charlize Theron, também indicada, apostou em um longo preto da Dior, com fenda poderosa e uma alça caída no ombro. Chiquérrima!

Adjustments.jpeg

Outras tendências: batom vermelho, cabelo solto, acessórios no cabelo

Na maquiagem, teve gosto para tudo, para as maquiagens mais pesadas e mais as mais clean, sombra colorida e delineados. Mas o grande protagonista foi o batom vermelho, aderido por estrelas como Lily Aldrige e Margot Robbie, que ainda trouxeram outra grande aposta da noite: o cabelo solto. Outros visuais como o corte de cabelo bem curtinho adotado por Charlize, o short bob e acessórios no cabelo, também foram destaques no tapete vermelho e deixaram de lado os penteados mais elaborados.

Adjustments.jpeg
IMG_5104.jpeg