Gestantes: cuidados de beleza durante a gravidez / by Camile Maes

Durante a gravidez surgem algumas dúvidas do que pode ou não usar, o que pode fazer, o que deve evitar, tratamentos e produtos que são seguros, etc. É um momento delicado e que precisa de um cuidado especial, já que nem tudo é liberado e alguns hábitos, ativos, cosméticos e tratamentos podem oferecer riscos ao bebê.

IMG_2743.jpeg

Para esclarecer algumas dúvidas e ajudar as gravidinhas a se cuidarem de forma segura, separamos dicas. Confira!

Cuidados com a pele

Durante a gravidez o ganho de peso, mesmo que distribuído pelo corpo todo, aumenta as chances de aparecer estrias especialmente na região da barriga, seios e quadril. E essa questão pode ser prevenida se a pele estiver bem hidratada, além de fazer algum tipo de exercício físico e tomar bastante água. Para hidratar, está liberado o uso de produtos como óleo de amêndoa, óleo de semente de uva, manteiga de karité, glicerina e ácido hialurônico, esse último inclusive pode ser utilizado na pele do rosto também. No rosto também pode utilizar cremes com antioxidantes como vitamina C e E. Segundo especialistas, um ativo que deve ser evitado é a uréia, assim como ácido salicílico e retinóico.

Manchas

Pelo grande aumento dos hormônios femininos e mantidas pelo calor e pelo sol, a pele fica mais suscetível ao desenvolvimento de manchas, por isso o uso do filtro solar durante a gravidez é ainda mais importante. Além de prevenir o fotoenvelhecimento, também evita o aparacimento de manchas, inclusive o temido melasma. Dê preferência ao filtro solar físico (com cor), FPS acima de 50 e amplo espectro. Evite tomar sol em excesso, apesar de fazer bem tomar um solzinho para ajudar na produção da Vitamina D, se expor muito pode aumentar ainda mais o risco do surgimento das manchas. Utilize também barreiras físicas, como chapéu e boné. Para as manchas, ativos como whitening complex e alfa arbutin são seguros.

Limpeza de Pele

Toda gestante pode fazer limpeza de pele sem problema algum. Na gravidez é comum o surgimento de acne, o que pode incomodar e por isso a limpeza de pele é indicada nesses casos. A limpeza de pele em gestantes também requer alguns cuidados e dispensa certos ativos e produtos como esfoliantes químicos (que contenham ácidos), máscaras secativas ou detox, pois podem conter substâncias não ideais para o bebê como agentes bactericidas.

Exercícios físicos e alimentação

Para as grávidas é indicado exercícios aeróbicos, alongamento, yoga, musculação e hidroginástica. Sempre com orientação de um profissional. O tipo de exercício escolhido e a intensidade vai depender do mês de gestação, histórico de atividade física da grávida, recomendações, idade da gestante, entre outros.

Durante a gravidez é necessário aumentar especialmente a ingestão de proteínas, minerais e vitaminas que possuem funções específicas que garantem a saúde da mãe e o perfeito desenvolvimento fetal.
Deve-se dar atenção ao ácido fólico, ácido ascórbico, ferro, cálcio, fósforo, zinco, magnésio, cobre, sódio flúor, iodo e vitaminas B6, A, D, E e K. A alimentação deve ser equilibrada e diversificada contendo cereais, produtos integrais, frutas, verduras, legumes, laticínios e carnes seguindo a quantidade recomendada.

Massagens

A partir do terceiro mês de gestação, a mulher já começa sentir mais inchaço e alguns desconfortos, e um dos melhores tratamentos para cuidar do bem-estar é a drenagem linfática. A drenagem vai melhorar a retenção de líquido e ainda prevenir a celulite. No entanto, é preciso autorização médica, pois a drenagem também interfere no sistema vascular, o que exige cuidado. Além da drenagem, as massagens também são super bem-vindas, uma boa massagem vai ajudar a relaxar e diminuir qualquer estresse.

Coloração de cabelo

Pintar ou não os cabelos é sempre uma questão para as gestantes, não há nenhuma prova de que oferece riscos ao bebê,principalmente depois do primeiro trimestre, mas sabe-se que uma pequena quantidade de substâncias químicas pode ser absorvida pela pele e chegar na corrente sanguínea, caso a tintura seja feita na raiz. Mechas feitas apenas no comprimento e pontas já são mais seguras, de toda forma converse sempre com o seu médico.

Alisamento capilar

O alisamento capilar não deve ser feito durante a gravidez, bem como produtos à base de formol, chumbo, amônia, ureia e aromas intensos. As hidratações podem ser feitas, mas sempre verifique a composição do produto que irá utilizar.

Manicure e Pedicure

Pode fazer as unhas sem problema nenhum, só é preciso tomar cuidado para evitar infecções. Por isso, procure por profissionais que utilizem materiais descartáveis e esterilizados em autoclave. Inclusive, esses cuidados valem independentemente de estar ou não grávida. Aqui no Camile Maes nós seguimos todos os cuidados exigidos pela vigilância.

O que deve evitar

Aqui vai uma listinha rápida do que deve ser evitado durante a gravidez:

  • Bronzeamento Artificial

  • Botox, preenchimento e outros tratamentos estéticos

  • Sauna e banheiras quentes

  • Alisamento capilar

  • Ingerir carnes cruas

  • Bebida alcoólica

  • Carregar peso

  • Utilizar salto alto (risco de queda)

  • Ingerir muito café

  • Fazer tatuagem