Skincare para iniciantes: como começar a cuidar da pele / by Camile Maes

Você com certeza já ouviu falar em skincare, certo? Skincare basicamente significa ter uma rotina de cuidados com a pele. Ninguém nasceu expert no assunto e também nunca é tarde para começar a cuidar da pele. Claro, quanto antes começar melhor, já que ao ter cuidado com a pele é possível até prevenir os sinais do envelhecimento precoce. Então, se você quer ter esses cuidados mas não sabe muito bem por onde começar, a gente te ajuda!

IMG_3157.jpeg

Aqui vamos te mostrar o caminho para seguir uma rotina skincare que cabe no seu dia, no seu tempo e na sua experiência. Pensando em rituais de skincare para quem está começando ou quer evoluir aos poucos, preparamos um guia básico para você.

Você não precisa ter mil produtos e seguir uma lista enorme de passo a passo, o mais importante é selecionar os produtos certos para a sua pele e saber utilizá-los no seu dia a dia.

Comece pelo básico: Limpeza

A etapa fundamental para qualquer skincare é a limpeza da pele. Lavar o rosto e retirar todas as sujidades é o primeiro passo para ter uma pele mais bonita e saudável. O bom resultado dos outros passos do skincare dependem de uma boa limpeza e esse cuidado você deve praticar de manhã e à noite. Se estiver com maquiagem, primeiro utilize um demaquilante, depois use um gel de limpeza ou sabonete facial ideal para o seu tipo de pele. Você também pode incluir um tônico ou água micelar para que nenhum resíduo fique na pele.

Momento de hidratar

Com a pele limpa e seca chegou o momento de hidratar. Mesmo que você tenha a pele oleosa, a hidratação é fundamental. A hidratação mantém a barreira de proteção fortalecida, devolve maciez, luminosidade e ainda controla a oleosidade. Essa etapa também pode ser feita de manhã e à noite. Procure por produtos que atendem a necessidade da sua pele e que de preferência tenha mais de uma função, ou seja, hidrata, previne e ameniza as linhas de expressão. Quem tem pele oleosa deve procurar por produtos com textura mais leve, rápida absorção e toque seco, geralmente são características descritas na própria embalagem. Já quem tem pele seca pode investir em cremes e séruns com textura mais pesada. Um dos ativos queridinhos para a hidratação você provavelmente conhece, o Ácido Hialurônico, com ele não tem erro, basta identificar qual produto vai se adaptar melhor à sua pele, para isso converse com um profissional da área.

Protetor solar

Etapa final de um skincare básico é o protetor solar. O uso do filtro solar é forma mais efetiva e para prevenir o envelhecimento da pele e o câncer de pele. Deve ser aplicado todos os dias, faça chuva ou faça sol. A luz dos computadores e celulares prejudicam tanto a pele quanto a luz do sol, e por isso mesmo que você fique em casa, deve passar o protetor. Além do FPS igual ou acima de 30, o produto também precisa ter amplo espectro de proteção, protegendo dos raios UVB e UVA, ter uma textura agradável e boa absorção. Para quem tem a pele oleosa, os produtos devem ter toque seco e controlar a oleosidade. E para peles seca a normal, geralmente o produto tem textura mais fluida e com ação hidratante.

Para quem quer gastar 5 minutos com o skincare

IMG_3141.jpeg

Se você não tem tempo ou paciência para seguir uma rotina com diversos passos e quer gastar o menor tempo com isso no seu dia, seu skincare precisa ter pelo menos:

  1. Capriche na limpeza - Gel de limpeza/Sabonete facial + tônico ou água micelar.

  2. Hora da hidratação - Sérum/gel/creme hidratante; o Ácido Hialurônico é um excelente ativo para hidratar.

  3. Finalize com o protetor solar - Com ou sem cor. O filtro com cor é a melhor opção para quem sofre com manchas e melasma.

Para quem quer gastar 15 minutos

IMG_3155.jpeg

Agora, se você quer se dedicar um pouco mais e incluir cuidados na sua rotina, mas ainda sem muita complexidade, o passo a passo pode ser:

  1. Limpeza - pode utilizar aparelhos, como uma FOREO, ou escovas próprias para potencializar.

  2. Inclua um tratamento - A vitamina C é sempre bem-vinda e um ótimo começo para quem quer tratar melhor ainda da pele. Ela é um antioxidante, previne o envelhecimento, melhora textura, manchas e dá mais viço.

  3. Ao aplicar os produtos faca uma boa massagem, dê leves batidinhas com os dedos até que o produto seja bem absorvido. Isso melhora a circulação e a penetração do produto.

  4. Depois do tratamento, aplique o hidratante.

  5. Por fim, o protetor solar!

Para quem quer gastar 30 minutos

IMG_3153.jpeg

Tem tempo e quer caprichar no skincare? Ou ainda, quer seguir um ritual completo em um dia de beleza? Então segue as dicas:

  1. Primeiro a limpeza, claro!

  2. Depois da limpeza você pode preparar a pele para receber os outros produtos. Nesse momento você pode incluir no ritual o uso da água termal e um esfoliante, mas lembre que a esfoliação deve ser feita no máximo 2x por semana, ok?

  3. Aqui você pode aplicar uma máscara facial. Pode ser uma detox, para hidratar, revitalizar ou iluminar — aquela que você acha que sua pele está precisando, sabe? Aplique e aguarde o tempo recomendado, normalmente 15 minutos, e retire com água.

  4. Hora do tratamento. Você já identificou o que deseja tratar especificamente — manchas, rejuvenescimento, oleosidade, etc —, então capriche na etapa. Aqui você pode utilizar até um rolinho de jade para massagear, melhorar a absorção e o inchaço. Ah! Se você quiser utilizar mais de um ativo de tratamento, exemplo Vitamina C e Niacinamida, aplique o produto com textura mais leve (sérum) antes e o mais pesado (creme) depois.

  5. Siga com o hidratante.

  6. Você pode cuidar da área dos olhos também. Ela é uma região sensível, precisa de cuidados especiais e produtos específicos. Mas vale investir nessa região o quanto antes, viu? É onde os primeiros sinais do envelhecimento aparecem e outros aspectos começam a incomodar como bolsas, olheiras, flacidez, etc.

  7. Se for de dia, finalize com o protetor solar e se quiser pode fazer uma maquiagem.

Gostou? Skincare não é um bicho de sete cabeças, né? Então, bora começar a cuidar da pele!